5 de setembro de 2014

Filha da Ilusão por Teri Brown

Livro I

Autora: Teri Brown
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859295
Ano: 2014
Páginas: 288
Classificação: 
Ilusionista talentosa, Anna é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen, em seus shows e sessões espíritas, transitando livremente pelo mundo clandestino dos mágicos e mentalistas da Nova York dos anos 1920. Como filha ilegítima de Harry Houdini - ou pelo menos, é o que Marguerite alega - os passes de mágica não representam um grande desafio para a garota de 16 anos: o truqye mais difícil é esconder seus verdadeiros dons da mãe oportunista. Afinal, enquanto os poderes de Marguerite não passam de uma fraude, Anna consegue realmente se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro. Porém, à medida que os poderes de Anna vão se intensificando, ela começa a experimentar visões apavorantes que a levam a explorar as habilidades por tanto tempo escondidas. E, quando um jovem enigmático chamado Cole se muda para o apartamento do andar de baixo, apresentando Anna a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos seus, ela começa a se perguntar se há coisas mais importantes na vida do que guardar segredos. Mas em quem ela pode, de fato, confiar?
Teru Brown cria, neste fantástico romance histórico, um mundo onde pulsam a magia, a paixão e as tentações da Nova York de Era do Jazz - e as aventuras de uma jovem prestes a se tornar senhora do seu destino.

Anna Van Housen e sua mãe, Marguerite Van Housen, são mulheres diferentes. Isso por que, Marguerite é uma famosa Médium que se apresenta como tal nos shows que faz e Anna além de ser sua assistente, inicia os shows fazendo o que mais gosta... O ilusionismo. Anna nunca chegou a conhecer seu pai, mas sempre soube que era a filha ilegítima do famoso mágico Harry Houdini. Sua relação com sua mãe nunca foi das melhores, visto que Marguerite demonstra enorme insatisfação em ter Anna ao seu lado nos shows por gostar de ter a atenção somente para si e nunca admitiu que Anna consegue sim agradar ao público, além de não ser um exemplo de mãe, pois sempre foi muito fria com a filha e a trata com indiferença. Porém, mesmo agora tendo enfim conseguido uma vida de glamour e apresentações lotadas, a vida delas nem sempre foi flores. Chegaram a trabalhar num circo, a praticamente passaram fome, além de outras coisas mais. Mas como Anna teve que aprender a respeito da vida muito cedo, sempre fica de olho nas economias a fim de que possam manter esta vida por muito tempo, pois enfim está contemplando a vida que sempre sonhou para si... Uma vida normal, num apartamento de verdade e rodeada de pessoas respeitosas. Mas além das apresentações que vêm crescendo a cada dia, sua mãe insiste em manter as sessões pós show. Sessões essas, feitas apenas para pessoas previamente selecionadas, ou seja, pessoas ricas, em que ela mostra seus poderes como médium. Mas o que faz Anna não suportar essas sessões é o fato de serem ilegais e pelo fato das pessoas serem enganadas, pois sua mãe na verdade não passa de uma grande atriz que sabe enganar muito bem as pessoas.

Anna insiste para que sua mãe acabe com essas sessões, até que em uma em particular algo que nunca havia acontecido antes acontece: Marguerite faz um suposto contato com um filho morto de uma senhora que está presente na sessão... Mas o que ninguém esperava era que Anna de fato seria uma ponte para o espírito e fosse possuída por ele. Como tudo já estava programado para que fosse uma farsa, Anna tenta ao máximo deixar transparecer à sua mãe que na verdade tudo está ocorrendo como deveria, mas para desespero dela não... Não está.

Anna sempre teve a capacidade de prever grandes catástrofes mundiais antes que elas ocorressem, uma delas a tragédia com o Titanic, mas nunca revelou isso a sua mãe com medo de sua reação. Se fingindo ser uma filha normal ela já lhe tratava como uma concorrência, imagina sabendo que a filha tem poderes paranormais? Por conta disto, Anna sempre guardou este segredo a sete chaves e até então achava ser a única com poderes que nunca soube o por quê ter, até conhecer Cole. Um garoto inglês, simpático que vive no apartamento de baixo e que de alguma forma descobriu que Anna tem esses poderes. Ela, é claro, se sente ameaçada, pois nunca dividiu seu segredo com ninguém e não sabe se pode confiar nele, mas é na sessão em que Anna é possuída que Cole tenta mostrar à ela que pode confiar nele, pois ele estava presente e foi o único que soube que na verdade, foi Anna quem foi possuída e não Marguerite como todos na sessão achavam. Porém, por algum motivo, os dons de Anna têm crescido a cada dia e ela tem conseguido sentir as emoções das pessoas sem ao menos tocá-las. Em uma outra sessão, Anna é avisada pelo espírito que a possuiu que ela e sua mãe correm grande risco de vida devido as pessoas que as cercam e que ela deve tomar cuidado. Teria alguma coisa a ver com as visões que vem tendo? Pois há algum tempo Anna vem tendo visões dela e de sua mãe presas. Seria mesmo possível que Anna agora estivesse tendo visões de seu próprio futuro mesmo nunca tendo esse tipo de visão antes? Quem poderia estar querendo fazer mal à elas e porquê? Estaria mesmo ela e sua mãe correndo risco de vida? Anna terá que descobrir e decidir em quem confiar, para assim tentar fazer com que suas visões, cada vez mais pavorosas de fato não aconteçam.

Filha da Ilusão mostrou ser ainda melhor do que eu esperava. Além de ser um livro que envolve o ilusionismo em si, aborda também temas como a paranormalidade de uma forma única e envolvente.

Anna é uma menina incrível, de personalidade forte e que não se deixa abater com a frieza de sua mãe, e que mesmo assim, cuida dela e está sempre de olho para que não tenham mais a vida difícil que sempre tiveram, pois sua mãe em si não se mostra muito responsável e preocupada com relação a isso. Como o livro é contado em primeira pessoa por ela, e por ser uma personagem bem decidida e esperta, a leitura flui maravilhosamente bem e nos sentimos cada vez mais envolvidos pelos acontecimentos e inclusive por seus conflitos emocionais em não saber o que esta acontecendo com ela, e em nenhum momento a leitura é arrastada ou chata. Pelo contrario. A história é uma grande crescente, pois a cada página me via prendendo o fôlego para saber o que iria acontecer dali em diante.

Todo o livro é muito bem desenvolvido e os últimos capítulos são totalmente de tirar o fôlego. O desfecho foi muito bom e deixou, é claro, uma brecha para um segundo livro, já que será uma série. A história se passa em Nova York em meados de 1920, mas isso não é muito explícito na leitura. Só é possível saber que a história se passa numa época antiga por algumas descrições de roupas usadas e devido as visões que Anna comenta ter tido ao longo do livro. Além é claro, à menção de Anna ser filha de Houdini, um mágico famoso, que realmente existiu e que faleceu em 1926.

Não posso deixar de comentar também sobre o capricho da Valentina com o livro, pois a revisão e diagramação estão impecáveis; as folhas são amareladas; o tamanho da letra é um pouco pequena, mas ainda agradável para a leitura e a capa é simplesmente belíssima!

Estou verdadeiramente ansiosa pela continuação e espero muito que o segundo livro seja tão bom e surpreendente quanto o primeiro.


14 comentários

  1. cara a capa desse livro é linda demais.
    a história é bem interessante e vc não foi a primeira q falou super bem <3
    já to querendo esse livro!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito empolgada em ler esse livro.
    Uma história que faz uma junção de drama,mistério,segredos...
    Não imaginava que esse livro tratasse de assuntos tão diversos.
    Gostei bastante da resenha!
    E assim que der vou ler .

    ResponderExcluir
  3. Oi Laisy, tudo bom?
    To louca pra ler esse livro, adorei a premissa dele, achei a capa super linda. Nunca li nada que trate de ilusionismo e acho que é até óbvio envolver com a paranormalidade mas continuo achando muito legal. Só fico pensando, antes de ler mesmo, que a Anna é incrivel por apesar de tudo se importar com a mãe ainda. beijos

    ResponderExcluir
  4. Laisy!
    Os livros da Valentina são realmente de arrasar.
    Gostei demais do enredo, principalmente porque envolve paranormalidade. É que cresci em meio as ciências afins, já que meus pais eram astrólogos, parapsicólogos, tarólogos, meu pai foi ilusionista (mágico) de circo e sempre fui envolvida por isso..
    Bom domingo!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. A capa está demais..
    esse tema envolvendo paranormalidade, mistério..
    parece bem interessante, nunca li nenhum livro parecido com esse
    ou se li não lembro..

    muito boa a resenha..

    ResponderExcluir
  6. Laisy, eu já tinha visto muitas séries e filmes retratando casos de pessoas que são médiuns, mas nunca tinha visto nenhum livro que abordasse isso. Assisti uma série que ela investigava um assassinato e ela conseguia desvendar com o poder de se comunicar com os mortos. Achei genial isso. O fato de Anna ter esse poder deixa a obra bastante curiosa e intrigante.
    Sem contar que pegar um livro com uma diagramação impecável, uma revisão bem feita é outra coisa, né?!

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Já li algumas resenhas bem positivas sobre o livro e cada vez estou ficando mais interessada em lê-lo!!
    Ainda não li nada que tenha como tema central o ilusionismo e achei isso bem bacana, sem contar todo o mistério envolvido!!

    ResponderExcluir
  8. Gosto bastante quando um livro nos surpreende de maneira positiva... esse é um tema que estou bastante familiarizado por ter crescido em lar Kardecista, mediunidade é um assunto corriqueiro em meu mundo. gostei do tema central da trama ser algo como ilusionismo, e achei bem interessante ela tentando fingir que seus dons na realidade são trapaças. algo bem atípico ao que realmente acontece.... o que não deixa de ser um charlatanismo bem diferenciado...

    ResponderExcluir
  9. A capa é muito bonita mesmo. Em relação a trama, também achei bem interessante. Gosto quando as histórias são ambientadas em outras épocas, e ver que esse foi, provavelmente, ambientado nos anos de 1920, já me ganhou. Outra coisa legal é a abordagem de ilusionismo, paranormalidade e tudo o mais. Vou tentar ler, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro é bem linda e me lembra a capa de A Desconstrução de Mara Dyer, quero muito ler esse livro, suar resenha esta impecável, só me deixou muito mais curioso em relação a obra.
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É a primeira resenha que eu vejo sobre o livro e sinceramente não me chamou muito a atenção.
    Não gostei muito da capa e nem todos os livros que são escritos em época me chamam a atenção.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que envolvem a paranormalidade, misturado com ilusao entao. Ja fiquei encantada com Anna e suas visões. A capa é perfeita e acredito que tem bem haver com o livro né ? Ja que lea tem as visoes sobre afogamento.

    ResponderExcluir
  13. Acho essa capa tão linda *--------*

    Adorei sua resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler o livro . Aliás fiquei fascinada pelo livro por tratar de algo paranormal, sou apaixonada pôr livros com essa temática!

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha visto resenhas sobre ele e fiquei encantada. Gostei muito da sua resenha!
    A capa é muito linda, já comecei a gostar dele quando vi a capa. rss
    E a historia me deixou muito interessada e curiosa, não vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥