20 de setembro de 2012

Mira - Olho por Itaciara Poli


Autor: Itaciara Poli
Editora: Novo Século
Ano: 2012
ISBN: 9788576797401
Páginas: 182
Classificação:  
Mira-olho retrata a saga de Theodore Durkè, um menino que vive na pacata Nabbora, atormentado pela capacidade inata de ver a verdade que todos escondem. Visto como um louco e rejeitado por sua mãe, em quem desperta um sentimento cada vez maior de desgosto, o garoto tem sua vida transformada depois de uma consulta médica misteriosa. A partir daí, passa a encarar as vicissitudes da vida real como um homem comum, sem imaginar as consequências funestas de viver na ilusão. Somente quando reencontra Julia, seu amor de infância, que a surreal invasão das lembranças desvela verdades impensáveis e lhe coloca em xeque, condicionando sua existência ao fim de um sonho. Uma narrativa delicada e envolvente na qual Itaciara Poli nos remete às fronteiras do inverossímil através das contraditórias facetas da nossa realidade.

Prepare o Aurélio, o Google, o que você achar melhor; Acredite em mim... você pode vir a precisar.

Mira - Olho é um livro arte. O que é isso? Um livro que não deve ser lido apenas prestando atenção na história principal, mas prestando atenção nos mínimos detalhes.

A começar pela linguagem. 

Quando a vida do personagem principal é complicada devido ao seu dom especial de ver a verdade escondida por trás das pessoas, a linguagem é rebuscada (por isso o dicionário!).

Mas conforme a vida dele se torna mais "normal" a linguagem suaviza-se. Tudo muda quando ele ganha um óculos mágico, que faz com que ele passe a ver o mundo como um homem qualquer, ou melhor, como a maioria das pessoas veem. 

Na verdade, esse "óculos" é uma alusão a postura que nós temos ao encarar o mundo a nossa volta. No livro, ele toma uma forma física - um óculos - mas essa é a real mensagem que a autora quer passar. 

Outro fator que faz com que esse livro seja uma obra de arte literária, são as filosofias presentes em suas páginas. É o tipo de livro que ao terminar o capítulo, você deve voltar e ler novamente para extrair a essência real do que foi dito ali, ou se você achar melhor, ler com um marca-texto. 

Se você ler com atenção, poderá encontrar diversas lições de vida e filosofias profetizadas (olha a influência do livro aê!) pelo personagem, quando este esta sem os óculos, que uma leitura superficial, apenas para saber o que acontece no final da história, passariam despercebidas.

Se você pensa que encontrará um livro de fantasia (porque tem um óculos mágico e um dom sobrenatural), ou um romance, eu já lhe alerto que na verdade trata-se de uma tragédia. 

O livro nos faz analisar o que é melhor: Viver em um mundo perfeito e baseado na mentira; ou viver em um mundo cheio de tristeza, dores e mentiras, mas onde tudo é a mais pura e simples verdade?

Esse é um livro pra fazer você pensar...

"Bem aventurada a questão: deveria ele livrar sua alma da responsabilidade de saber e simplesmente abrir-se para a beleza, ainda que impostora?"  

16 comentários

  1. Esse é o tipo de leitura que mais gosto. A sua resenha me deixou com uma enorme vontade de ler esse livro. E já vou preparando o dicionário kkkkk

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. uhhhhhhh eu quero eu quero eu quero!
    haha
    Droga, mais um pra wishlist....

    ResponderExcluir
  3. adoro livros que me fazem refletir, mas eu nao curti a capa muito nao viu o-o

    ResponderExcluir
  4. aaaa, eu quero *-*
    que livro interessante Nat, ainda não conhecia!!
    fiquei muuito curiosa!!

    beeeijo!
    Letícia - http://umceudeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hummm parece bem interessante.

    Uma trama diferente.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz que historia intrigante..
    pelo que eu li me pareceu muito interessante,


    Ter um pé na realidade é bom, agora os dois nos torna pessoas muito duras incapazes de sonhar.

    ResponderExcluir
  7. Oi..

    Não gostei muito desse livro e achei a capa muito feia de dar medo..

    ResponderExcluir
  8. Pergunta super complicada de se responder, hein?!?! Achei a história bem interessante. O que me pegou foi essa questão de ser um livro que tem uma leitura um pouco mais complexa. Mesmo assim, creio que vale a leitura sim.

    DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Essa leitura parece muito interessante embora eu não goste de tragedias, talvez eu leia um dia

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas ele parece bem legal, ainda que denso.

    ResponderExcluir
  11. Humm não sei não se fiquei com curiosidade de ler esse livro.
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desse livro, mas a apa dele me desanimou muito...

    ResponderExcluir
  13. Que medo dessa capa. kkkk
    Mas super legal, inovaram.

    ResponderExcluir
  14. Nossa Adorei a resenha!!Sou daquelas que gosta de variar a leitura sou bem eclética e esse livro me pareceu bem surpreendente!No começo da resenha axei msm que fosse algo relacionado a fantasia mas depois vc msm me respondeu rs Uma tragédia!!ADOREI MSM!!Curiosa *-*

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥