28 de julho de 2012

O caso dos dez negrinhos por Agatha Christie


Autor: Agatha Christie
Editora: Globo
Ano: 2000
ISBN: 8525005088
Páginas: 219
Classificação:
Oito pessoas de diferentes classes sociais são convidadas para passar as férias em uma mansão na Ilha do Negro por um Sr. e Sra. U. N. Owen. Ao chegarem, o mordomo e sua esposa, Thomas e Ethel Rogers, dizem que os anfitriões não estão ainda na ilha. Nos seus respectivos quartos, cada hóspede encontra um retângulo de pergaminho emoldurado em cromo com uma cópia do poema "Os Dez Negrinhos" na parede.


Essa é a obra prima de Agatha Christie.
Oito pessoas são convidadas para a Ilha do Negro, porém ao chegarem ao local, só encontram o mordomo e sua mulher.
O anfitrião deste encontro é um mistério, não sendo conhecido nem mesmo pelos criados. 
Durante o jantar, uma gravação começa a acusar todos os presentes por crimes que eles não pagaram perante a justiça, e o caos é instalado.  Todos desconfiam de todos.
No quarto de cada convidado existe uma antigo poema, e na sala de estar existem 10 estátuas de negros que ao longo do livro irão desaparecer, um a um, conforme os personagens são assassinados seguindo o poema.
Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon em charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. E depois?.
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não sobrou nenhum.

A maioria dos livros da Agatha começa assim: um assassinato de algum inocente. Depois entra em ação o detetive Hercule Poirot ou Miss Marple ou outro personagem curioso que decide desvendar esse mistério e no final temos a explicação sobre o caso por eles.
Neste livro é diferente, pois veja, TODOS QUE ESTÃO ALI SÃO CULPADOS!!!
Eles são levados para a ilha para pagarem pelos crimes que cometeram e que a justiça não conseguiu fazer com que pagassem. 
E o melhor, é que não existe aquela coisa: "Fulano não seria capaz de matar, logo, ele esta fora de cogitação como suspeito de ser o assassino".   
TODOS ali já mataram!! É justamente por isso que eles estão ali!!
Eu não conheço ninguém...isso mesmo...NINGUÉM...que tenha descoberto o assassino deste livro. Todos tiveram que se render a explicação final da dama do crime. (Inclusive eu)
E aí? Vai tentar? 
Aqui vai minha dica: as mortes seguem a cronologia do poema, mas não confie em nenhum dos personagens. 

Ficou curioso sobre esta obra? Pois existe um filme (russo!) disponível no youtube. E o melhor...com legendas em português!!! o.0
(Não preciso nem dizer que estava caçando este filme para a minha coleção, e que quando o encontrei no youtube, chorei de emoção, né?!)



8 comentários

  1. Hum...

    Esse livro é maravilhoso eu li ele a muito tempo atrás, mas a história ainda está gravada na minha cabeça como se fosse ontem... E amo os livros da Agatha Christie...

    ResponderExcluir
  2. Os livros da Agatha são muito bons !
    Esse é bem interessante :)
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este é um dos melhores livros da Agatha Christie, senão o melhor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eu não li esse livro da Agatha Christie ainda, mas não tem como não ser bom, ela consegue cativar tanto a gente com a escrita dela.

    ResponderExcluir
  5. Hum..

    Fiquei com vontade de ver esse filme, mesmo em russo... Pois, a Agatha Christie é a melhor no Suspense

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da Agatha Christie na minha vida. Mas sempre ouço dizer que esse livro é um dos melhores dela!
    Capaz da minha mãe ter, já que ela gosta. Depois vou dar uma olhada com ela, e se tiver, vou por na minha lista de leitura rsrsrs

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  7. Uma colega me falou ontem sobre esse livro, realmente ele parece ser muito bom.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Eu li este livro quando tinha uns quinze anos.
    Era uma viagem para a praia mas só chovia e foi o que eu encontrei para ler.
    Mas nunca me esqueci desse livro.

    Uma ótima sugestão para quem quer começar a ler os livros da Agatha Christie.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥