27 de abril de 2012

Navegar no ciberespaço por Lucia Santaella



O perfil cognitivo do leitor imersivo

Autor: Lucia Santaella
Editora: Paulus
Ano: 2004
ISBN: 978853492267-8
Páginas:  183
Classificação: 

O cibernauta coloca em ação habilidades de leitura muito distintas daquelas que são empregadas pelo leitor de um texto impresso como o livro. Por outro lado, são habilidades também distintas daquelas empregadas pelo receptor de imagens ou espectador de cinema e televisão. Conectando na tela, por meio de movimentos e comandos de um mouse, os nexos eletrônicos dessas infovias, o leitor vai unindo, de modo a-sequencial, fragmentos de informação de naturezas diversas, criando e experimentando, na sua interação com o potencial dialógico da hipermídia, um tipo de comunicação multilinear e labiríntica. Por meio de saltos receptivos, esse leitor é livre para estabelecer sozinho a ordem textual ou para se perder na desordem dos fragmentos, pois no lugar de um volume encadernado com páginas em que as frases e/ou imagens se apresentam em uma ordenação associativa que só pode ser estabelecida no e mediante o ato de leitura. Que habilidades perceptivas e cognitivas estão por trás desse modo remarcavelmente novo de comunicação? Que operações mentais, perceptivas e sensórias guiam os comandos do leitor quando movimenta e "clica"o mouse?

Lucia Santaella é um dos nomes mais renomados no Brasil quando o assunto é cibercultura. Nesse livro ela discute o perfil do leitor do ciberespaço, passando por uma explicação dos tipos de leitores presentes na história da humanidade e como esse perfil muda conforme a tecnologia avança.

O leitor da idade média, acostumado a uma leitura em livros e manuscritos, tem uma postura completamente diferente do leitor da época da revolução industrial que precisa de informações imediatas e passa a ler o jornal. A inserção da foto, muda a linguagem e consequentemente a maneira como o leitor interage com a notícia.

Com o surgimento da internet, a linguagem passa a ser mediada pelo computador, onde não há mais contato físico com o objeto de leitura, e muda novamente a maneira como o nosso cérebro, e nós, vemos a linguagem. Afinal, uma tela de computador é uma imagem para o nosso cérebro e não um texto, tendo sua decodificação em outra área.

Por esse pequeno resumo, já podemos perceber o que Santaella pretende discutir e como a discussão irá passar por questões sociais, psicológicas e até fisiológicas para descobrirmos como é o leitor do ciberespaço. Muito interessante o livro.
Tem fácil leitura, apesar do tema parecer muito técnico; é facilmente compreendido por pessoas que não fazem parte da área de comunicação, psicologia e sociologia.

4 comentários

  1. Um livre diferente, mas bem interessante...Eu adoro tudo que fala sobre a idade média..

    ResponderExcluir
  2. Interessante
    Não me atraiu, mas sua resenha ficou muito boa :)
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Deve ser bem rapidinho de ler porque são poucas páginas...

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa e a premissa é bem diferente. É um assunto interessante e eu gostaria de ler esse livro.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥